Chin Na (Tiná)

O interesse na Forma de 108 Técnicas do Chin Na cresceu drasticamente nas Artes Marciais do ocidente. Garra de Águia Chin Na é uma série de movimentos de autodefesa que consiste em movimentos de chaves de articulações e ataca ponto de pressão. Chin significa pegar, Na significa manter e controlar. As 108 formas de Chin Na é um dos métodos de treinamento mais tradicionais de Shaolin Garra de Águia. Grande parte do Chin Na consiste em usar a força do adversário contra ele mesmo. A inteligência supera a força bruta. Consequentemente, uma boa luta de Chin Na é fascinante. Aparentemente sem esforço, um menor defensor pode trazer o maior adversário de joelhos, com apenas uma garra e torção.

Garra de Águia é famoso pela seu Chin Na. Dentre os vários métodos especiais de treinamento do Garra de Águia esta é a única forma para duas pessoas disputar no Chin Na. Para cada ataque há um contra-ataque, e por cada contra-ataque, há outro contra-ataque. Ataque, contra-ataque torna-se o mesmo, como um círculo sem começo nem fim. Usando este princípio, o Garra de Águia conecta as 108 técnicas de Chin Na em um diálogo complexo de combate à co-divisão.

Este conjunto de disputas enfoca nas aplicações de Chin Na e seus contra-ataques. Ao praticar este conjunto, é importante compreender que os métodos de contra-ataques devem ocorrer antes que a chave Chin Na seja completamente definida ou o contra-ataque não será possível.

Nesse método os parceiros devem concentrar-se no treinamento de sensibilidade e compreensão das transições. Observe também que o padrão de pontos de acupuntura são usados como pontos de pressão. Normalmente, para quebrar o punho do adversário, a pressão é aplicada na mão, muitas vezes o ponto hegu entre o polegar e o indicador.

Em um esforço para honrar o legado de seu pai (Mestre Lau Fat Mang) e preservar o conhecimento do Garra de Águia, Mestra Lily Lau está agora revelando os 108 técnicas de Chin Na do seu sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário