YING JAO FAN TZI (Garra de Águia Acrobático)

O Kung Fu Garra de Águia foi criado durante a dinastia Sung, aproximadamente 1130 d.C., porém só ficou conhecido popularmente na dinastia Ming.


Um grande general chamado Yue Fei Foi (Ó Fei) incumbido da árdua tarefa de defender o povo dos poderosos guerreiros mongóis decididos a conquistar a China. General Yue Fei dotou e treinou seu Exército com as 108 técnicas de Chin-Na, que ajudou a reprimir a invasão dos mongóis. Com suas vitorias, Yue Fei ganhou uma considerável reputação no inicio da historia da China, equivalente a de George Washington da América.


O sistema Garra de Águia então era chamado de Ying Kune, ou seja, Punho da Águia e era primeiramente um sistema de técnicas de mão que incorporava agarramentos, golpes de pontos de pressão, rasteiras e quedas.


Mais tarde, por volta de 1360 d.C., um monge chamado Lai Chin ficou tão impressionado com as técnicas Ying Kune de Yue Fei que ele o combinou com um sistema do norte com chutes e saltos chamado Fan Tzi. O Garra de Águia tronou-se um sistema completo de Kung Fu, tanto em técnicas de mãos quanto de pernas. Hoje os dois estilos são inseparáveis e o sistema Fan Tzi tornou-se extinto, mas não deixou de influenciar muitos outros estilos de Kung Fu do norte durante sua época. Recentemente, destacaram-se outros mestres de Garra de Águia: Chan Tzi Ching, um lutador imbatível durante sua época que ajudou a estabelecer a Associação Chin Woo de Xangai, a qual promoveu os benefícios de treinamento de Kung Fu no inicio da década de 1920 e Lau Fat Mang, o último Grão Mestre de Garra de Águia que devido suas habilidades de combates altamente consideradas, foi comissionado como Coronel para instruir o Kung Fu para o Exército de 1933 a 1936. Também divulgou e promoveu com sucesso o Garra de Águia no sul da China e Hong Kong.

Muitas destas realizações são devidas o estilo Garra de Águia, um sistema de Kung Fu bem equilibrado e compreensivo, proporcionando ao praticante desenvolver os aspectos físico, mental e espiritual, fixando objetivos e padrões desafiadores.


Produzirá um nível de habilidade física e aguçado, estado mental de alerta que não pode ser encontrado em qualquer outro estilo de Kung Fu.


As realizações e o crescimento pessoal experimentado instalarão uma confiança capaz de lidar com qualquer obstáculo na vida.


Tais objetivos e padrões elevados são ensinados através do treinamento de Garra de Águia, mas nenhum é mais aparente do que sua filosofia de luta.


O Garra de Águia se especializa na complexa arte de técnicas de chaves, mais popularmente conhecida como Chin-Na, pronuncia em mandarim.


O desenvolvimento histórico do Garra de Águia e sua genealogia pode ser entendido da seguinte forma:


Um Monge chamado Lai Chun, que era famoso praticante do estilo Fan Tzi (acrobático) desenvolveu interesse em aprender as técnicas do Garra de Águia, por ser muito úteis e eficientes, então ele dedicou uma grande parte de sua vida treinando e combinando as técnicas do Fan Tzi e do estilo Garra de Águia, surgindo um novo e único sistema de Kung Fu, o YING JAO FAN TZI (Garra de Águia Acrobático). Estas técnicas estão foram passadas para um Monge chamado Tao Chaig que passou as técnicas para outro Monge, Fat Sing.


Muitas pessoas não conheciam o estilo Garra de Águia, pois até essa geração esse estilo de Kung Fu só era ensinado para Monges Budistas.


No final da dinastia Ching, Lau Si Chun de Huibei herdou estás técnicas do Monge Fat Sing. Lau Si Chun treinou durante 30 anos detalhadamente as técnicas e se tornou famoso em Pequin por causa do seu conhecimento e habilidade no estilo tradicional YING JIAO FAN TSI MOON, (Shaolin Garra de Águia Acrobático) e também se especializou nas técnicas de bastão longo (Dai Gong Gee).


Lau Si Chun ficou muito famoso por seu notável desempenho nas antigas competições de Kung Fu. Algum ano mais tarde passou todas suas técnicas para seu sobrinho Lau Sing Yau, este por sua vez passou o conhecimento para seu terceiro filho Lau Kay Man e seu sobrinho Chan Tsi Cheng.


Lau Kai Man passou o estilo Garra de Águia a seu sobrinho Lau Fat Mang, 7ª Geração de Mestres do estilo Garra de Águia.


Chan Tsi Cheng sucedeu no aprendizado todas as técnicas do estilo. Pela sua admiração a Associação Chin Woo, que foi fundada por Huo Yuen Ja, Chan Tsi Cheng foi para Xangai com Lau Fat Mang para divulgar todo seu conhecimento do estilo Garra de Águia na Associação Chin Woo.

Na Associação Chin Woo cada aluno aprende dez formas básicas:

TAM TOI
KUNG LEK KUNE
A GIN KQEN
SAHP GEE KQEN
TCHU TCHIN KUNE
UNG FU CHON
QUAN YEUNG QUAN
TOY TCHA TOA KUNE
PA KUA TOU
TII KUNE

Após aprender as dez formas básicas, os alunos poderiam escolher um dos cinco estilos ensinados na Associação, onde Lau Fat Mang era o instrutor assistente de Chan Tsi Cheng, do etilo Garra de Águia.


2.2 - As Variações do Estilo Garra de Águia

O estilo Garra de Águia, desde a sua origem vem sofrendo evoluções e variações nas diferentes escolas e linhagens. 

Lily Lau nota que “existem muitos estilos e técnicas de Garra de Águia”, “porém só posso falar sobre a minha linhagem desde que estou familiarizada com os outros”. 

“Ela pode ser traçada de volta a China na cidade natal em que foi fundada, na província de Huibei. Mesmo agora, meus colegas de treino estão ensinando o mesmo estilo vindo daquela vila. Ultimamente, muitas escolas de “estilos de Águia” surgem como Wushu moderno de Garra de Águia e o Garra de Águia do Templo Shaolin. O Garra de Shaolin pode ser traçado de volta ao fundador do Fanzi Quan, o Monge Lai Chung. Ele escreveu um texto secreto sobre o estilo Garra de Águia Fanzi Quan, então consequentemente, o Shaolin teve realmente um sistema de Garra de Águia, quase igual ao meu. Agora, contudo, as formas estão encurtadas ou incompletas, isso pode ter acontecido por causa da revolução Cultural ou outros desastres que aconteceram no Templo de Shaolin. 

A respeito do Garra de Águia de Wushu moderno, apenas demonstra o formato dos movimentos Garra de Águia, porém não há nenhuma técnica de combate utilizável nesse estilo. Se adotasse as técnicas tradicionais de combate unindo as formas, seria perfeito. “Também ouvi falar sobre alguns sistemas de Garra de Águia no sul no território novo de Kowloon, porém quando assisti a demonstração notei que a maioria das técnicas são do Hung Gar e muito poucas do Chin-Nan Garra de Águia”. 

A importância dessas observações do Garra de Águia propõe questões interessantes para os historiadores do Kung Fu, e deixa o tópico desenvolvido para outros estudos.

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