KUNG FU


O kung fu foi desenvolvido na China como uma arte de guerra a mais de 3000 anos, e hoje é uma das artes marciais mais difundidas no mundo. Seus movimentos são inspirados nos animais, na natureza e em aspectos cultuais e históricos da China.
O termo “kung fu” ficou muito popular graças a sua exposição através de filmes como os de Bruce Lee e do seriado “Kung Fu”, com David Carradine. Contudo, “kung fu” tem um significado mais amplo, referindo-se a uma habilidade atingida após um tempo de esforço. Poderíamos dizer então que um pintor tem um bom kung fu, caso ele se dedique a sua arte, ou que uma mãe ou pai tem um bom kung fu para administrar o lar.
Como uma arte milenar, a origem do kung fu esta envolta em mistérios. Apesar de muitos atribuírem erroneamente ao monge indiano Bodhidharma, a criação do kung fu foi um processo que se deu ao longo da história, e a maioria dos registros infelizmente se perderam no caminho.
Eventos como o incêndio do Templo de Shaolin, furtos e diversas guerras são algumas razões por não termos hoje muitos documentos que auxiliem no estudo da história desta arte milenar.
Além da história oral, passada de pai para filho e mestre para aluno, alguns indícios como gravuras ou armas encontradas por escavações arqueológicas dão algumas pistas da idade desta arte marcial.
O Kung Fu não é simplesmente conhecido como uma forma saudável de exercícios físicos e sistema de defesa pessoal altamente eficiente, mas, também mostra ser um benefício mental e espiritual ao praticante. O corpo de um indivíduo não pode agir sem a interferência da mente, e a mente deve ser orientada a acalmar o espírito. A prática do verdadeiro Kung Fu exige que os ensinamentos influenciem no dia-a-dia (modo de vida integral), em cada aspecto da vida do praticante. O Kung Fu une mente, espírito e corpo. Habilita ações harmoniosas entre os elementos da vida de um ser humano.
REGULAMENTOs NO KUNG FU
Antigamente para se treinar Kung Fu no Templo de Shaolin o aluno ou discípulo tinha que obedecer ao regulamento do Templo, esse regulamento tem como objetivo educar e disciplinar o aluno para os treinos pesado e o convívio com a sociedade, para que o mestre não fique o tempo todo chamando a atenção do aluno, então foram criados os Juramentos e suas filosofias e os castigos. Quando o aluno não obedecia ao regulamento do templo Shaolin geralmente eram expulsos do templo, sendo vergonhoso para o aluno e para os familiares desta forma o pai apoiava veementemente o método de Disciplina de Shaolin. O Chinês tem um ditado que geralmente era dito na primeira aula.“Aprenda com Amor ou Aprenda com a Dor”.

Com o Amor o ensinamento é através de provérbios e filosofias. Com a Dor o ensinamento é através de castigos e técnicas aplicada realmente para que esse aprenda através da dor. O castigo tem com objetivo fortalecer e disciplinar o aluno. O castigo fica sempre a disposição do mestre ou do professor em aula por isso o aluno deverá ler com atenção o regulamento da sua academia e cumprir com honestidade e respeito.

As formas de castigos foram elaboradas com o objetivo de tornar o aluno capaz de executar todos os exercícios sem dificuldade. Corrida, Resistência, Flexões, Abdominais. Se o aluno não obedecer ao comando do professor em aula a fica a critério de o professor aplicar ou tipo de punição que vai da reflexão de seu comportamento em aula, da não participação em aula naquele momento, da suspensão em outras aulas e por ultimo a expulsão do aluno.

Regulamentos:
O aluno deverá ser pontual, nunca chegando atrasado;
Ao entrar na sala de aula o aluno deverá cumprimentar a todos de forma tradicional;
O aluno deverá treinar devidamente uniformizado;
Os alunos graduado deveram fica a frente em ordem gradativa da esquerda para a direita;
Sempre que o aluno solicitar a atenção do professor deverá ser de forma tradicional;
Não poderá treinar com nenhum tipo de adorno que possa causar ferimento a ele e aos outros;
Não é permitido ao aluno treinar com bala chiclete ou outro tipo de comidas que possa causar engasgos;
Não é permitido palavrões dentro da sala de aula;
Ao inicio da aula deverá ficar de pé em posição de descanso em silencio a disposição do professor para que ele possa dar inicio a aula;
Não é permitido ao aluno brincadeira durante a aula ou rir ou debochar de outro aluno;
Sempre que for entrar ou sair da sala de aula deverá comunicar ao professor em aula;
Sempre que o aluno for solicitado por outra pessoa para fazer, mostrar ou filmar esse deverá comunicar ao seu professor;
Comunique ao professor os tipos de dificuldades que tenha para que o mesmo possa ajuda lho a superar;
Quando o professor pediu lhe para que outra pessoa o auxiliem esse deve ser respeitado como sendo o próprio professor;
Os alunos que não queira participar do treino deverá informa ao professor. E ficar em um local que não perturbe ao que queiram participar do treinamento;
As duvidas de ordem técnicas ou não deverá ser esclarecido com o professor para evitar discórdia dentro e fora da sala de aula;


COMPROMETIMENTO DO KUNG FU
Assim como nas demais artes marciais, o Kung Fu também possui o seu juramento, que deve ser conhecido, decorado e respeitado por todos os praticantes desta modalidade esportiva.
São nove itens, a saber:

1ºEu me comprometo a treinar o corpo e o espírito para a paz;

2º Eu me comprometo a reverenciar os nossos ancestrais e a respeitar os mestres, professores e colegas;

3º Eu me comprometo a não ser falso e a seguir o caminho da verdade;

4º Eu me comprometo a persistir no aperfeiçoamento físico, mental e espiritual;

5º Eu me comprometo a ser paciente e humilde, galgando um a um os degraus do conhecimento;

6º Eu me comprometo a contribuir para que nesse meio não ofereça abrigo aos maus intencionados;

7º Eu me comprometo a respeitar as demais filosofia e artes marciais;

8º Eu me comprometo a zelar pelo o respeito devido ao Kung Fu;

9º Eu me comprometo a ser o exemplo vivo da filosofia e éticas dos mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário